Aleitamento Materno

quinta-feira, 22 de março de 2012
  O aleitamento materno é essencial para o desenvolvimento dos potenciais da criança, prevenindo doenças e possibilitando crescimento físico e mental adequados.
   Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a amamentação deve ser exclusiva até os 6 meses, sem introdução de água ou chazinhos. Após este período a criança deve receber outros alimentos em sua rotina diária, como papinhas de frutas amassadas, sucos e água, conforme orientação do pediatra.


  Vantagens para o bebê:

   Deu uma forma geral, crianças que mamam no peito são mais inteligentes.
Todos os bebês precisam de afago. Inúmeras pesquisas mostram que os que não
tiveram contato físico com a mãe tem maior risco de adoecer e até morrer. Na amamentação, esse contato é maior e proporciona á mãe e ao bebê um momento de proximidade diária. Essa ligação emocional muito forte e precoce pode facilitar o desenvolvimento da criança e seu relacionamento com outras pessoas.
    O desenvolvimento psicomotor e social dos bebês amamentados é claramente melhor.


 Vantagens para a mãe:

  • A mãe que amamenta se sente mais segura e menos ansiosa Proporciona mais rapidez na diminuição do volume do útero e evita a hemorragia no pós - parto.
  • A amamentação estimula a produção de ocitocina, que estimula as contrações, que vão diminuir o  tamanho do útero e expulsar a placenta. Essas contrações também agem nos vasos sanguíneos da mulher, diminuindo o sangramento.
  • A mulher que amamenta tem menos risco de contrair câncer de mama.
  • A amamentação diminui o risco de osteoporose na vida madura.
  • Amamentar ajuda a mulher a voltara ao peso normal mais rapidamente.
  • Amamentar é muito prático. Após o período inicial, , de adaptação, fica muito mais tranquilo.
  • O leite materno está sempre na temperatura ideal, não precisa se preocupar se está frio ou se vai queimar a boquinha do bebê. Além do mais, nunca azeda ou estraga na mama.

 Leite maduro:
  
    Em uma ou duas semanas, o leite aumenta em quantidade e muda seu aspecto e sua composição. Este é o leite maduro que contém todos os nutrientes que a criança precisa para crescer. O leite materno maduro parece mais ralo que o leite de vaca, o que faz com que muitas mães pensem que seu leite seja fraco. É importante esclarecer que esta aparência aguada é normal e que o leite materno fornece água suficiente, mesmo em climas muito quente.
   Geralmente nossas avós costumam dizer que nosso leite materno é fraco, digo novamente : 


                        NÃO EXISTE LEITE FRACO! 







0 comentários:

Postar um comentário